aliança de ouro branco

Tradição milenar, o uso de alianças para selar compromissos entre casais é parte da cultura de diversos povos. Símbolo de união e eternidade, o acessório pode ser confeccionado com diversos materiais e a aliança de ouro branco tem conquistado cada vez mais a preferência de noivos e noivas.

Se você está à procura da aliança de relacionamento perfeita, este post com certeza ajudará na sua escolha. Nele, contamos o significado da aliança de ouro branco e falamos mais sobre essa peça. Confira!

Qual o significado da aliança?

O costume de usar um anel para simbolizar a união do casal tem origem em diversos povos. Há mais de 5.000 anos, no Egito, a troca de alianças era feita considerando à forma circular do acessório que, sem início nem fim, representava o eterno. Foram os egípcios também que convencionaram o uso da aliança de casamento no quarto dedo da mão esquerda, isso porque nele há uma veia ligada diretamente ao coração, o órgão que simboliza o amor.

Na cultura grega, a aliança representava cuidado e afeição, por isso os casais usavam o anel, a fim de preservar a ligação e a atração entre eles. Depois de conquistar a Grécia, os romanos mantiveram a tradição do povo dominado e continuaram a trocar alianças e o ato passou a representar a união entre duas pessoas e a lembrança dos votos dos noivos.

Por que escolher uma aliança de ouro branco?

O ouro branco costuma ter 75% de ouro puro em sua composição. Por ser de fácil maleabilidade, acabou se tornando um dos materiais favoritos para a confecção de alianças. Ele ainda está ligado a bons significados para o relacionamento, como a demonstração de amor e união, compromisso com a fidelidade e a sensação de proteção.

Além disso, sua aparência é bastante única e sua excentricidade é ótima para criar modelos modernos de aliança, o que conquista facilmente muitos casais jovens.

Embora o ouro amarelo seja mais tradicional e ainda o mais usado na confecção dos anéis de casamento, o ouro branco vem se tornando o preferido de quem gosta de joias com detalhes únicos.

Como elas são produzidas?

Como você viu, o ouro branco tem 75% de pureza, os outros 25% são compostos por ligas metálicas brancas como a prata, o níquel ou o ródio, para dar mais sustentação à peça. O ródio, inclusive, é muito importante na manutenção e preservação da aliança de ouro branco. Por isso, é muito recomendado que, após alguns anos de uso, a peça receba banhos de ródio para tornar a sua cor mais clara e ganhar aparência de nova.

Para quem tem alergia ao níquel, uma alternativa são as alianças de ouro branco com partes de paládio, que é um metal bastante nobre, macio e com propriedades hipoalergênicas. Sua única desvantagem é o valor, mais alto quando comparado às outras ligas.

Por que utilizar uma aliança de ouro branco?

Existem muitos motivos para optar por uma aliança de ouro branco. Um deles é a facilidade para combiná-la com os outros acessórios, como brincos, colares, relógios e pulseiras. Dessa forma, não é necessário usar apenas peças douradas para combinar com o anel. Além disso, esse material é muito durável e torna qualquer item mais moderno.

Agora que você conhece as vantagens de usar uma aliança de ouro branco, está esperando o que para procurar o seu modelo preferido e selar o seu amor? Lembre-se de procurar por lojas especializadas para comprar alianças e joias, a fim de garantir qualidade, segurança e maior diversidade de opções.

Curtiu o post? Então, entre em contato conosco! Podemos ajudar você a encontrar a joia perfeita!