Como comprar joias

Ir às compras é uma tarefa que demanda bastante atenção, principalmente quando o produto é valioso. Por isso, saber como comprar joias, seja para uso pessoal, seja para presentear alguém, é fundamental para adquirir uma peça de qualidade e evitar problemas com a legitimidade, durabilidade, entre outras coisas.

Pensando nisso, selecionamos alguns cuidados que você precisa observar para realizar uma compra segura e sem constrangimentos. Acompanhe o post e confira!

Como comprar joias sem errar?

Na hora de comprar uma nova joia, é normal que as pessoas procurem fazer uma comparação do preço entre as peças. No entanto, é preciso lembrar que elas variam em tamanho, peso, tipo de ouro ou pedra (podendo ser de caráter natural ou sintético) etc., por isso seu valor também varia.

Além disso, é importante prezar pela espessura do produto — quanto mais leve, maior a tendência de rompimento. Por isso, se você quer um item que seja mais resistente, opte por aqueles que são mais robustos, mesmo que o preço não seja tão acessível.

Veja outros cuidados fundamentais para que você faça um bom investimento na hora de comprar uma joia.

Busque a assinatura de um design

Atualmente, a variedade de joalherias físicas ou online é enorme, por isso, todo cuidado é necessário para evitar ser prejudicado.

Ao adquirir um novo produto, é importante buscar pela assinatura de um design — ou seja, um sinal da marca do quilate ou o nome do fabricante —, que garante que a peça é autoral e legítima. Isso, muitas vezes, evita a aquisição de peças banhadas a ouro ou prata, mas que foram descritas como puras.

Observe a parte interna e os detalhes

Toda obra de arte precisa de um bom acabamento, e com as joias não é diferente. Procure observar se a parte interna da peça está bem feita e sem defeitos, riscos ou arranhões, assim como a parte externa.

Além do mais, caso tenha interesse em comprar colares ou pulseiras, faça o teste do fecho e verifique se ele é resistente, se abre com facilidade e se o material não lasca — algumas vezes, pode acontecer de a confecção do fecho ser diferente do resto da peça, com apenas um banho de ouro ou prata.

Examine a pesagem da joia

Não tenha vergonha de pedir ao vendedor para pesar a sua peça, afinal, esse é um investimento que você está fazendo. Anote a gramatura e cheque com os dados indicados nas notas fiscais para evitar cair em fraudes.

Além de tudo isso, para comprar joias de qualidade, sabendo que não está correndo riscos, é interessante procurar por uma joalheria de confiança, sabendo há quanto tempo a empresa está no mercado, conhecendo alguns de seus clientes e suas experiências.

E aí, curtiu o post sobre como comprar joias? Aposto que você está com vontade de usar tudo o que aprendeu comprando uma peça nova, não é? Para isso, entre em contato com a Alcidino, uma joalheria comprometida com a qualidade de seus produtos.

Conte conosco para ser sua joalheria de confiança!