Saber como guardar joias é muito importante para deixar todas as suas peças bonitas e organizadas. Como esses itens são bastante valiosos, nada mais justo que adotar alguns hábitos que ajudam a conservá-los e evitar danos.
Por esse motivo, reunimos quatro dicas essenciais para que os seus ornamentos sejam guardados com segurança e permaneçam lindos para você usar sempre que desejar. Tem interesse em ficar por dentro desses truques? Então não deixe de acompanhar este post!
1. Coloque as joias em uma caixa adequada
Escolher um lugar adequado para colocar as suas pedras é o primeiro passo para guardá-las corretamente. É comum que as pessoas tenham preferência por caixas, pois elas são práticas para manusear e fáceis de serem armazenadas.
O ideal é que esses recipientes tenham um interior macio (para evitar o atrito entre as joias e a caixa), mas que o material que compõe o seu exterior seja rígido. Isso faz com que os impactos externos não afetem as peças.
2. Dê preferência a caixas que tenham divisórias
Outra maneira de manter os seus acessórios muito bem organizados é apostar em uma caixa com divisórias. Assim, é possível separá-los de acordo com cada categoria ou material. Isso evita que itens de materiais diferentes entrem em contato e se danifiquem.
Além disso, é muito mais prático para, por exemplo, encontrar um par de brincos, evitar que os colares se enrosquem, entre outras funcionalidades proporcionadas pelas divisórias em um porta-joias.
3. Coloque algum produto que absorva a umidade
É muito comum que objetos de valor não sejam usados frequentemente, por isso, eles costumam passar muito tempo guardados. Isso faz com que tenham contato com a umidade ambiente mesmo que estejam devidamente guardados.
Por esse motivo, nada melhor que usar um produto que absorva a umidade e preserve as suas peças. Um ótimo exemplo são os saquinhos de sílica gel. Porém, há também quem prefira naftalina ou demais produtos aromáticos e antiumidade.
4. Limpe a joia com uma flanela antes de guardar
Outro hábito fundamental para manter as suas joias como novas é limpá-las antes de colocá-las de volta na caixa. Para isso, é importante saber as técnicas corretas de limpeza. Primeiro, é importante não usar nenhum produto corrosivo, pois a reação pode causar danos severos à estrutura do material. Prefira apenas água e, caso seja necessário, sabão neutro.
Além disso, um pano de tecido macio é muito recomendado a fim de evitar arranhões na estrutura. Por isso, a flanela é muito usada para a limpeza e manutenção de itens de grande sensibilidade. Enfim, nunca se esqueça de higienizar as suas peças antes de guardá-las.
Como você pôde ver, saber como guardar joias e mantê-las bem conservadas não é uma tarefa difícil. Tudo o que você precisa fazer é seguir cuidadosamente os passos que sugerimos neste post. Assim, você evita prejuízos e tem produtos organizados e lindos ao seu dispor.
E então, o que achou deste post? Para continuar aprendendo sobre como conservar os seus itens de valor e armazená-los corretamente, leia também os 3 principais cuidados com joias de prata!