como limpar brinco de ouro

Mesmo sem oxidar e atravessar gerações com sua durabilidade, o ouro pode sofrer com a influência do ambiente à sua volta, adquirindo um aspecto sujo ou sem brilho.

Uma das peças que mais sofre esse tipo de influência são os brincos, que acabam tendo contato com o suor do corpo, além da interferência de fatores externos. Se você anda sofrendo com esse tipo de problema, vamos ensinar como limpar brinco de ouro sem danificar a peça, estragar a beleza da joia e mantê-la sempre conservada.

Na maioria dos casos, é possível fazer a assepsia adequada com produtos simples como bicarbonato, vinagre ou amônia. Continue lendo e aprenda como ter brincos lindos sempre.

Use bicarbonato de sódio

O ouro pode perder o brilho ou ganhar um tom escurecido ao entrar em contato com certas substâncias químicas — como o ácido úrico expelido pela nossa pele —, e até mesmo a luz solar. Se você tem alguma peça nessa situação, uma boa dica é usar bicarbonato de sódio na limpeza. Para isso, você vai precisar:

  • recipiente para misturar;
  • 1 litro de água;
  • 3 colheres de sopa de sal;
  • 3 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 1 pedaço de papel alumínio.

Prepare uma solução misturando tudo, deixe de molho por 10 minutos, lave as peças em água abundante e seque em uma toalha de algodão. Se as peças ainda não tiverem recuperado o seu brilho, repita a operação ou limpe novamente com um dos outros métodos.

Importante: não use bicarbonato se a peça tiver algum detalhes com pérolas, pois elas podem ficar danificadas e, além disso, não esfregue seus brincos para não os arranhar.

Limpe com vinagre

Caso não tenha bicarbonato em casa ou queira tentar outro tipo de limpeza para as peças, que tal usar vinagre? Basta embebedar um pedaço de algodão com esse líquido e aplicar sobre os brincos fazendo a limpeza.

Depois, é só enxaguar em água corrente e enxugá-los em material macio, que não arranhe.

Utilize a amônia

Que tal aprender como limpar brinco de ouro com amônia? Apesar de ser eficaz, é preciso ressaltar que se trata de um produto químico forte, por isso, você não deve fazer uso recorrente da substância para essa finalidade. Além disso, peças com detalhes em pérolas e platina não devem ser limpadas com esse agente.

O ideal é que se recorra à amônia quando o aspecto da peça for muito sujo ou não tiver obtido sucesso com as outras técnicas.

Para limpar, faça uma mistura com seis parte de água e uma de amônia. Deixe seu brinco de molho por no máximo 1 minuto, retire, enxague e seque em material macio para não arranhar a peça.

Como vimos, o ouro é um metal duradouro, mas suscetível a agentes externos que podem mudar o seu aspecto. Contudo, sua limpeza pode ser feita de maneira fácil e com produtos simples que temos em casa, como bicarbonato ou vinagre.

Agora que você já conhece as formas corretas de como limpar brincos de ouro, saiba que não deve usar agentes como cloro — que pode até partir a peça —, sabonete ou mercúrio na higiene das suas peças. Isso porque o primeiro realiza um processo forte de erosão no ouro, o sabonete dá uma aparência opaca e o mercúrio escurece.

Você gostou das nossas dicas? Então, que tal compartilhá-las em suas redes sociais para que seus amigos também possam saber dessas informações?