Tipos de pérolas

As pérolas sempre despertaram fascínio nos homens e, principalmente, nas mulheres ao longo do tempo! Não por acaso, uma vez que conferem sofisticação e requinte pelo brilho e pureza que ostentam aos mais variados modelos de brincos, pulseiras e colares. Mas, afinal, você conhece os tipos de pérolas que existem no mundo?

Elas podem ser maiores ou menores, algumas bem redondas, outras mais compridinhas, sendo que podem ser formadas no interior das ostras, se for de água salgada ou, ainda, na parte interna dos mexilhões, se for de água doce.

Para saber mais a respeito do assunto, leia o artigo que preparamos sobre os tipos de pérolas e conheça curiosidades da delicada e feminina gema!

Pérola Natural

As pérolas naturais são encontradas no interior de moluscos, sem que haja interferência na formação da pedra. Desde o ano de 1916, elas não são mais procuradas porque o trabalho de prospecção é muito complicado. Apresentam beleza extraordinária e, atualmente, são consideradas raras!

Pérola Akoya

Considerada pérola de água salgada, cultivada em maioria no Japão, é a mais tradicional e comercializada mundo afora. Elas são redondas, tendo cerca de 7 mm de diâmetro e apresentam tonalidades diferentes, tais como dourado, azulado, rosado e acinzentado, sem falar das clássicas brancas.

Pérola South Sea

A South Sea também é pérola de água salgada e costuma ser cultivada nos mares da Austrália, Filipinas e Taiti, sendo provenientes de ostras grandes, o que lhes conferem tamanhos igualmente maiores. Elas são redondas e têm entre 8 e 15 mm de diâmetro nas cores branco ou dourado.

Ainda, pode-se dizer que as pérolas South Sea são as maiores e as mais raras, pois as ostras Pinctada Maxima, que as produzem, vivem somente em uma pequena área localizada entre os Oceano Índico e Pacífico, onde as águas são extremamente limpas.

Pérola Tahiti

Ainda oriundas da água salgada, a Tahiti é a famosa pérola negra, cujo tamanho corresponde aproximadamente entre 8 e 14 mm de diâmetro. Os tons mais escuros, como o verde, azul petróleo, roxo e cinza grafite são capazes de ornamentar os mais belos colares, brincos, anéis e pulseiras!

Pérola Arroz e Freshwater

Também conhecida como keshi (papoula), esse tipo de pérola é pequena, podendo ser redonda ou semelhante a um grão de arroz. Elas são cultivadas em água doce de rios e lagos na China. Na década de 80, as pérolas de arroz foram bastante usadas para compor colares de 30 ou 40 fios retorcidos.

Pérola Barroca

As barrocas também são um dos tipos de pérolas muito usadas nas joalherias e não apresentam geometria bem definida, uma vez que durante o cultivo não atingiram 75% da esfericidade necessária. Elas são encontradas em diversos tamanhos e cores variadas, sendo que podem ser cultivadas em águas doces ou salgadas.

Não há dúvidas que as joias mais bonitas e sofisticadas são confeccionadas com os mais variados tipos de pérolas cultivadas ao redor de mundo. Elas destacam os looks de todas as mulheres que optam por usá-las, seja no dia a dia ou em eventos especiais. Beleza, brilho e requinte na medida exata!

Gostou deste conteúdo? Para estar por dentro das nossas novidades, basta nos seguir no Facebook e no Instagram!